Há cerca de 15 anos, comecei a trabalhar como revisor freelancer para um estúdio que produzia revistas, e livros, para uma conceituada editora.
Certa vez, me enviaram uma revista sobre música, cheia de informações que eu não sabia se estavam ou não corretas. Eu teria de pesquisar cada uma dessas informações em diversos sites, fazer uma comparação e eleger a que eu acreditasse ser a correta.
Mas a pessoa que me enviou o texto (por coincidência era o autor do texto) me disse de maneira bem clara: "Atenha-se somente aos erros de digitação e ortografia. Quanto ao conteúdo, outro revisor irá fazer o trabalho."
Assim sendo, relaxei e me dediquei a capturar apenas os erros de digitação e ortografia. Achei alguns, entreguei o serviço e tudo ficou bem.
Tempos depois, chegou outro texto, parecido a esse que eu mencionei e o conselho foi o mesmo, para eu me preocupar apenas com os erros de digitação e ortografia.
Comentei isso com um amigo meu que também trabalhava como revisor em uma editora e ele disse que era revisor especializado em conteúdo, ou seja, depois que o texto de uma revista era revisado várias vezes, chegava até ele para receber uma espécie de revisão final. Era ele quem encontraria erros em informações. Esse amigo entendia muito de música, automóveis e esportes.
Agora, eu pergunto: será que um único revisor é capaz de fazer um serviço bem feito (revisar erros de digitação, de ortografia, de conteúdo etc) em um curto espaço de tempo assim como muitas editoras querem?
Pessoalmente, acredito que não. Penso que um texto deva ser revisado várias vezes até que não seja encontrado nenhum erro, o que é difícil, pois erros sempre vão aparecer a cada vez que o texto passar por uma revisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário